O que é um Hot Spot? E a maneira como lido com a minha correspondência física…

Quem acessa o FLY Lady já deve estar acostumado com o termo Hot Spot. Quem não está, com certeza tem vários em casa, só não chega a nomeá-los!  Hot Spot são todos aqueles lugares que entulhamos coisas, e se não tomamos alguma providência séria, um dia eles pegam fogo!

Vamos a um exemplo clássico: a caixa de correspondências.

Vejamos a situação. Todos os dias quando você chega em casa a caixa de correspondência está repleta de propagandas. Você as recolhe e joga no lixo ou deixa ali, porque amanhã terá mais? Se fizer a segunda opção, este é um hot spot e em breve pegará fogo, porque com o tempo as correspondências importantes e necessárias vão chegar e se misturar com as propagandas. Já aconteceu de você rasgar a papelada e depois se dar conta que tinha algo que não poderias ser rasgado? Pois é, este é um pequeno foco de incêndio em um Hot Spot. Para que isso não ocorra, trate da papelada que chega a sua casa todos os dias.

Do mesmo modo, quando levar para dentro de casa, também não adianta deixar jogada na mesa de jantar (como a mesa de jantar é o primeiro lugar plano que enxergo, as correspondências acabavam sempre indo para lá, depois, na hora de colocar a mesa para o jantar, elas ficavam rolando de um lado para outro. Algo familiar?). Hoje em dia tenho um porta-correspondência feito por mim mesma, na época que curtia mais artesanato (na verdade é um porta-guardanapo que foi transformado em porta-correspondência!) Então sempre que chego em casa, jogo as propagandas no lixo e coloco as cartas ali, para depois fazer algo com elas. Claro que esse “sempre” não é exatamente no momento em que chego em casa. Muitas vezes é quando estou colocando a mesa para o jantar, que tiro as cartas de cima da mesa e coloco no porta-correspondência. Pelo menos elas não ficam rolando…

Normalmente as cartas (sim, ainda recebo cartas da minha tia!) eu leio em um momento calmo após o jantar e coloco de volta no porta-correspondências para responder depois, o que às vezes demora mais do que deveria…As contas, ficam ali até a data do pagamento. Reviso todos os dias essa caixinha e assim não corro o risco de esquecer de pagar nenhuma conta…

Para o tratamento deste meu Hot Spot eu encontrei essa solução, que reconheço, pode não ser a melhor, mas tem funcionado. Como disse desde o início, não almejo ser perita em organização, só quero ter minhas coisas em ordem e funcionando para o bem estar da minha família. Por enquanto tem sido assim e tem dado certo.

Deixe um comentário

