Planejamento das Leituras

Bom dia! Como já disse anteriormente, vou voltar a estudar a partir do dia 03 de agosto, e para tanto, preciso organizar minhas leituras, pois terei muito material para estudar para a faculdade, afora os livros que gosto de ler por prazer.

Ultimamente tenho esquecido um pouco dos meus livros, pois tenho ficado muito mais tempo do que deveria lendo na Internet. E ironicamente, foi durante esses “passeios” pela Internet que encontrei no blog da Rita (portuguesa simpática esta!) uma orientação de ouro para a organização dos horários de leitura.

A Rita comenta que segundo o livro “101 ways to simplify your life” – de Laura Aridgides, há dois tipos de leitura: a de prazer e a de desenvolvimento pessoal. A autora sugere que os livros ou e-books de lazer sejam lidos à noite, enquanto que o período diurno seja reservado para as leituras de desenvolvimento pessoal. Como a Rita comentou, essa separação faz sentido, pois a grande maioria das leituras feitas à noite é realizada na cama, o que impede ou dificulta a prática de anotações (vital para que eu compreenda e assimile o que estou lendo). Ainda segundo Laura Aridgides, 30 minutos de leitura diárias pela manhã e à noite são o suficiente para finalizar a leitura de diversos livros.

Após ler esse post então elaborei o seguinte “schedule” de leituras:

  • Na hora do almoço: Ler 05 ou 10 páginas do material de aula.
  • Antes do início das aulas: Ler 05 ou 10 páginas do material de aula.
  • Nos dias que não tenho aula, depois do banho gostoso: Ler alguma literatura de lazer.
  • Nos dias que tenho aula: sem chance de ler alguma coisa!
  • Finais de semana: sempre que tiver vontade!

Como vocês podem ver, não tenho muita disciplina nem para planejar minhas leituras! Mas penso em fazer algo mais “hard” como lançar no meu calendário os livros que pretendo ler. Se der certo, compartilho futuramente.

Também posso compartilhar futuramente outro blog que tenho mas está desatualizado, que é o Livroterapia. Se der certo esse meu planejamento e conseguir terminar de ler mais um livro, atualizo o blog e comento aqui.

Até!

3 pensamentos sobre “Planejamento das Leituras

  1. Complementando o post de hoje…Ontem à noite estreiei os meus primeiros 30 minutos de leitura diária: foi interessente, mas não consegui focar na literatura de lazer. Acabei escolhendo um livro de Psicologia mesmo. Contudo, a ideia de cronometrar o tempo foi legal, porque foi o tempo exato até eu começar a ficar cansada e baixar a minha concentração na leitura.

    • Olá Daniela! Obrigada! Ótima e verdadeira dica. Não serei rígida não. A leitura para mim sempre foi um hobbie. E justo agora que estou me organizando, ela não pode se tornar uma obrigação chata. Continue visitando o blog e contribuindo com dicas, ideias e críticas também, quando achares oportuno.

Deixe um comentário

