Minha iniciação no Sistema FLY Lady – Limpando a Pia da Cozinha

De tanto ler sobre o Sistema FLY Lady no Vida Organizada fiquei curiosa e resolvi me inscrever, com dois objetivos:

1. Receber as dicas diárias, que poderiam ser úteis para a criação de uma rotina de limpeza e organização.

2. Treinar meu inglês, pelo menos na leitura.

Bom, minha iniciação já foi engraçada, pois ela começa orientando que deixemos a pia da cozinha brilhando. Segundo ela, a ideia é nos motivar a continuar no esquema de limpeza, tendo logo de cara uma tarefa com um grande resultado. Resolvi experimentar fazer a tarefa no sábado, já que pelo que entendi, a primeira parte levaria pelo menos 1h (tempo precioso da noite!).

Confesso que quando li, me assustei um pouco. Mas resolvi tentar primeiro, antes de afirmar que não seria capaz. Como disse em outro post, sempre FAÇA alguma coisa primeiro, antes de afirmar não ser capaz.

Abaixo, as instruções de limpeza traduzidas:

  1. Tire toda a louça da pia.
  2. Despeje uma quantidade de água fervente na pia e encha-a até a borda. Se você tiver uma pia com duas cubas, faça uma de cada vez.
  3. Então, derrame um copo do água sanitária na água quente. Deixe agindo por uma hora.
  4. Agora, puxe o tampão da pia com algum instrumento próprio ou com as mãos mesmo, mas use luvas, sempre!
  5. Enxágüe bem a pia. Use algum limpador específico, como o Ajax, por exemplo, e esfregue bem. Se a pia for de aço inox, não use a esponja de aço.
  6. Enxágue bem novamente a pia.
  7. Com uma faca de manteiga limpe a borda da pia.
  8. Limpe em volta do ralo. Utilize uma escova de dentes velha para limpar melhor.
  9. Agora finalize com limpa-vidros, isso vai deixá-la brilhando.

Na prática não foi bem isso que aconteceu. Depois de encher a pia de água quente, descobri que não tinha água sanitária em casa. Como não queria desperdiçar a água, despejei uma quantidade razoável de detergente para louça. Deixei por 45min, pois descobri também que o meu tampão não veda nada. Neste tempo, a água já tinha escorrido quase toda, mas não desanimei. Segui com os passos, mas passei saponáceo, ao invés de Ajax. Enxaguei e depois passei o limpa-vidros. Com certeza ficou limpa, não exatamente brilhante como deveria ficar, mas higienizada e cheirosa sim. Outro dia, com os materiais certos, pretendo fazer com o tanque.

Mas aprendi duas lições: 1ª não é bobagem ter um inventário dos produtos de limpeza. Se soubesse o que eu tinha em casa, primeiro teria comprado o que faltava antes de encher a pia. 2ª De tempos em tempos precisamos fazer essa limpeza mais caprichada; é assustadora a quantidade de sujeira que se acumula nas bordas internas e no ralo da pia! Estava lendo o livro da Dona Smallin, e ela fala que de acordo com um estudo norte americano a pia da cozinha é um dos lugares mais sujos da casa. Não sei se é tão verdade assim, mas fiquei bastante preocupada e vou aderir a essa limpeza, pelo menos uma vez por mês.

Já alterei minha rotina noturna. Acrescentei o item “limpar a pia da cozinha com saponáceo” após lavar a louça do jantar. O ponto alto desta tarefa foi que enquanto deixava a água quente e o detergente agirem, destralhei a gaveta dos talheres da cozinha. E o resultado vocês podem ver aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s