A importância de ter rotinas diárias (e de não ficar dependente delas)

Este post estreia a Sessão Íntimo e Pessoal, onde colocarei relatos de como está sendo o processo de destralhar a casa para destralhar a vida!

Lendo o Vida Organizada tenho aprendido muito. Uma das lições que proporcionou o primeiro grande impacto na mudança do meu estilo de vida foi a criação de rotinas diárias. No site há várias sugestões, porém as que mais se ajustaram ao meu dia a dia são as rotinas matinal e noturna.

Minha rotina da manhã ficou assim:

– Levantar e preparar o café da manhã.

– Limpar a sugeira do meu cachorro.

– Lavar a louça.

– Estender a cama.

– Me arrumar (com a roupa já separada na noite anterior).

Como inicio cedo no meu trabalho, só consigo fazer isso de manhã e por enquanto ainda não tenho filhos, o que agiliza bastante a saída de casa. Mas cabe lembrar que a motivação para esta transformação na minha vida é justamente a maternidade. Assim, logo, logo outros itens se somarão a estes…

Minha rotina da noite ficou assim:

– Colocar a roupa para lavar (se o tempo do Sul permitir. Agora no Outono está quase impossível lavar as roupas todos os dias.)

– Preparar a janta.

– Desfazer a mesa da janta e preparar a do café da manhã.

– Tomar banho à noite para me estressar menos na manhã seguinte (outro conselho precioso do Vida Organizada!).

– Estender a roupa lavada.

– Escolher a roupa para o dia seguinte e preparar a bolsa.

– Ler um pouco no computador.

– Dormir cedo para acordar em condições no dia seguinte.

O que acredito ser o mais importante é levar essas rotinas de forma prazerosa, de tal maneira que elas não se transformem em algo enfadonho e pesado demais para todos. Na rotina noturna, havia a previsão de limpeza do banheiro, porém isso estava ficando um pouco estressante, pois o piso é branco e por mais que eu limpasse, no outro dia sempre tinha sujeira, então aboli da rotina noturna e faço quando dá. Às vezes todos os dias, outras dia sim, dia não, e vamos levando.

No momento em que a rotina se transforma em um novo fator de stress, então está na hora de revê-la, pois o objetivo é justamente o contrário, o de diminuir o stress e melhorar a qualidade de vida.

Este post não tem fotinho, mas sim o link para a página do Vida Organizada que fala sobre as rotinas. Aproveita e dá uma olhada em todo o site, ele é ótimo e inspirador!

2 pensamentos sobre “A importância de ter rotinas diárias (e de não ficar dependente delas)

Deixe um comentário

